para inclusão de opções veganas no seu cardápio
Cuscuz ensopado ao leite de coco; cuscuz com refogado de alho poró com tomate e cebola; bolos veganos (veja a massa base nas receitas), entre outros.
Para o café da manhã, destacamos as seguintes opções naturalmente veganas: frutas frescas, sucos, leite vegetal,geléias, tapiocas, cuscuz, mungunzá (canjica), mandioca, inhame, batata doce, banana da terra cozida ou frita, fruta pão, pães veganos, etc.
Podemos enriquecer o buffet com um bolo simples, panqueca doce, spread como um creme de tofu ou um creme de castanha ou ainda requeijão, tofu mexido (falso ovo) e queijos veganos.
Caso deseje expandir as opções veganas do cardápio do seu restaurante, todas as dicas dadas nos itens acima servem de orientação para as outras refeições.
Barbecue: sem extrato de carne.
Maionese: produzida a base de soja ou vegana industrializada.
Ketchup: sem corante a base de cochonilha.
Uma refeição indiana típica compreende um ou dois pratos de curry, uma tigela de arroz, um prato de lentilha, ou grão de bico e alguns chutneys, que na sua maioria são vegetarianos. Para agradar os veganos basta substituir o ghee animal por ghee vegetal, e se tiver algo que leva leite trocar por um leite também vegetal. Tudo isso acompanhado de chapatis, puris ou parathas com ghee vegetal. Sambar, Dhal, Kabli chana massala, Dum aloo, samosas, pakoras são deliciosos pratos naturalmente veganos ou facilmente adaptáveis.
São necessárias poucas adaptações para garantir boas opções veganas para pratos tradicionais da culinária italiana. Desista do parmesão e da mussarela! A comida italiana pode ser deliciosa sem eles. Observe as dicas abaixo e inclua em seu cardápio algumas das opções sugeridas.
escolha pelo menos 3 itens
escolha pelo menos 1 item
escolha pelo menos 1 item
opcionais
opcionais
opcionais
escolha pelo menos 1 item
Exemplo: mix de alfaces, rúcula, cenoura no ralo grosso e rabanetes em rodelas finas – sementes de girassol tostadas com castanhas de caju quebradas – manga em cubinhos pequenos, – grão de bico cozido, – tomates secos, azeitonas pretas – molho de tahine ou mostarda doce.
O sucesso de um buffet com boas opções veganas está nos detalhes. É preciso atenção às saladas, às leguminosas e aos cereais, principalmente. Use a criatividade e faça adaptações: bobós, moquecas, purês, empanados, tortas, todos estes pratos podem ser feitos sem produtos de origem animal.
Três ou quatro pratos já garantem uma boa refeição vegana. Veja algumas composições possíveis: arroz, feijão, salada e empanado; uma massa com um bom molho, almôndegas vegetais e uma salada; arroz, purê e bifes vegetais; arroz, salada verde e vatapá ou bobó vegano, entre outros.
Nós temos receitas veganas que servem de base para vários pratos e algumas outras receitas para ajudar na sua criatividade. Clique e comece já!
A gente tá aqui para te informar! Temos uma série de dicas e orientações do que fazer e do que não fazer. Clique para ver algumas informações importantes.
O programa Opção Vegana foi desenvolvido e é gerenciado pela Socidade Vegetariana Brasileira. Sua criação, desenvolvimento e conquistas em pról do vegetaranismo são possíveis graças a contribuição dos filiados da SVB. Filie-se!
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.