O Programa

Saiba mais sobre o Opção Vegana

Na maioria das vezes em que falamos sobre comida vegana e na necessidade dos bares, cafés e restaurantes atenderem a esse público, as pessoas pensam logo: como vou substituir a carne, os ovos e o leite?

O Programa Opção Vegana é uma iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em parceria com Humane Society International (HSI) que visa auxiliar gratuitamente estabelecimentos do segmento de alimentação a incluírem opções de refeições sem carne, leite, ovo e outros ingredientes de origem animal no cardápio.

Os restaurantes e bares podem preparar pratos veganos executados com ingredientes pouco convencionais, seguindo combinações e preparações mais complexas, porém chamamos a atenção de que também podem servir pratos preparados de forma simples, tradicional, utilizando ingredientes facilmente disponíveis no seu restaurante e as mesmas técnicas que você já usa.

Neste site, buscamos apresentar a simplicidade e a riqueza da cozinha vegana, orientando profissionais do ramo alimentício na elaboração de pratos tão gostosos, fartos e bem apresentados quanto os pratos onívoros, com ingredientes já utilizados no seu cotidiano e que sigam a tendência do seu restaurante.

Onívoro: aqueles que consomem tanto alimentos de origem animal como alimentos de origem vegetal.

Sobre o veganismo

O veganismo é um modo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com os animais. O vegano não consome, assim, nada que tenha origem animal, seja na alimentação, no vestuário, nas atividades de lazer, entre outras práticas da vida cotidiana.

Conheça as razões pelas quais as pessoas procuram uma alimentação vegana:

  • Questões éticas

    não compactuar com a exploração, confinamento e abate de animais capazes de sofrer e sentir prazer e felicidade.

  • Saúde

    Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes.

  • Meio-ambiente

    em 2013, a ONU divulgou relatório ambiental no qual recomenda uma alimentação sem produtos de origem animal para combate à devastação do meio ambiente.

  • Sociedade

    alta concentração de mão-de-obra escrava rural brasileira e desperdício de alimentos (são consumidos de 2 a 10 Kg de proteína vegetal - soja por exemplo - para produzir apenas 1 Kg de proteína de origem animal).

Saiba mais em www.svb.org.br

9 razões

para incluir opções veganas em seu cardápio

  • Aumento do seu público

    O mercado de produtos veganos tem crescido cerca de 40% ao ano no Brasil (FOLHA DE SÃO PAULO, 2016). Além de atender vegetarianos e veganos, a iniciativa atende ainda aos intolerantes a lactose - até 70% da população no país (G1, 2012), alérgicos a ovo e àqueles preocupados com os malefícios à saúde causados pelos alimentos de origem animal - 63% dos brasileiros querem reduzir o consumo de carne (DATAFOLHA, 2017). Um único vegetariano num grupo de amigos pode influenciar a escolha do estabelecimento, logo o fluxo de clientes não vegetarianos pode aumentar também.

  • A SVB pode ajudá-lo(a) nessa iniciativa.

    Se houver necessidade, sua empresa contará com o apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em uma consultoria especializada e gratuita no desenvolvimento dos pratos e estreitamento de relacionamento com o público veg-friendly. A SVB conta com mais de 4 mil filiados no Brasil, mais de 400 estabelecimentos conveniados, mais de 100 mil assinantes de newsletter e tem expertise em conhecimentos científicos e técnicos, inclusive criando as primeiras pós-graduações no país em Alimentação e Nutrição Vegetariana.

  • É uma tendência internacional

    No Reino Unido, houve crescimento de 360% no número de veganos no país na última década (2005-2015). Nos Estados Unidos, o número de veganos dobrou em 6 anos (2009-2015). Estima-se que tenham 7 milhões de veganos no Brasil, dentre os 30 milhões de vegetarianos, que representam 14% da população (IBOPE Inteligência, 2018).

  • É fácil encontrar receitas e realizar adaptações.

    Já existe muita gente produzindo comida vegana e divulgando na internet. É fácil fazer adaptações/substituições e encontrar receitas deliciosas.

  • É econômico

    Fazendo uso de cereais, frutas, verduras e leguminosas já presentes em sua cozinha, seus pratos podem ter um custo consideravelmente mais baixo que os outros pratos oferecidos.

  • Exige pouco esforço do empreendedor

    Não precisa modificar todo o menu. Comece com duas ou três opções veganas e amplie aos poucos, se tiver interesse.

  • Atende ao público onívoro e vegano

    Muitos restaurantes veganos têm mais de 90% de clientes não-veganos. Entre restaurantes onívoros que oferecem boas opções veganas, é comum que as vendas dessas opções representem 10 a 20% do faturamento da empresa.

  • O público não vegetariano está aberto a provar a culinária vegana.

    Segundo estudo realizado pela Galunion* com consumidores em todo o Brasil, 47% dos consumidores não vegetarianos já frequentam restaurantes vegetarianos.

  • Minimiza o voto de veto

    A oferta de uma alternativa vegana no menu de um restaurante, pode ter um poder de atrair um grupo inteiro para dentro se um de seus integrantes for vegano. A falta de alternativa, pode fazer o grupo todo desistir de um restaurante ou optar por uma alternativa que atenda a todos.

O Opção Vegana é um programa da SVB

O programa Opção Vegana foi desenvolvido e é gerenciado pela Socidade Vegetariana Brasileira. Sua criação, desenvolvimento e conquistas em pról do vegetaranismo são possíveis graças a contribuição dos filiados da SVB. Filie-se!

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.

Junte-se a nós
Sociedade Vegetariana Brasileira ©2020 Todos os direitos reservados