FAQ

Dúvidas? Aqui temos as respostas para as perguntas mais frequentes.

O veganismo é um modo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com os animais. O vegano não consome, assim, nada que tenha origem animal, seja na alimentação, no vestuário, nas atividades de lazer, entre outras práticas da vida cotidiana.

Além de atender vegetarianos e veganos, com essa iniciativa o seu estabelecimento também poderá atender os intolerantes à lactose (7 em cada 10 brasileiros – G1, 2012), alérgicos a ovos e àqueles preocupados com os malefícios à saúde causado pelos alimentos de origem animal – 63% dos brasileiros querem reduzir o consumo de carne (DATAFOLHA,2017). Um único vegetariano num grupo de amigos pode influenciar a escolha do estabelecimento, logo o fluxo de clientes não vegetarianos pode aumentar também.

Fazendo uso de cereais, frutas, verduras e leguminosas já presentes em sua cozinha, seus pratos podem ter um custo consideravelmente mais baixo que os outros pratos oferecidos.

Você também não precisa modificar todo o menu. Comece com duas ou três opções veganas e amplie aos poucos, se tiver interesse.

Muitos restaurantes veganos têm mais de 90% de clientes não-veganos. Entre restaurantes onívoros que oferecem boas opções veganas, é comum que as vendas dessas opções representem 10 a 20% do faturamento da empresa. Segundo estudo realizado pela Galunion com consumidores em todo o Brasil, 47% dos consumidores não vegetarianos já frequentam restaurantes vegetarianos. 

A oferta de uma alternativa vegana no menu de um restaurante, pode ter um poder de atrair um grupo inteiro para dentro se um de seus integrantes for vegano. A falta de alternativa, pode fazer o grupo todo desistir de um restaurante ou optar por uma alternativa que atenda a todos.

  • Carnes vermelhas – Bode, vaca, porco, cavalo, coelho, carneiro, avestruz, etc; 
  • Carnes brancas – Galinha, pato, ganso, peru, peixe, lagosta, siri, camarão, etc; 
  • Derivados e partes do animal – Bacon, mortadela, salsicha, linguiça, presunto, banha, vísceras, peles, óleo de peixe, gelatina, etc; 
  • Leite e produtos derivados – Leite de vaca, leite de cabra, leite de ovelha, iogurte, creme de leite, leite condensado, queijo, doce de leite, manteiga, margarina, etc. Caseína, caseinato, soro de leite, lactoalbumina, lactoferrina, lactoglobulina, lactose e lactulose também são derivados de leite e devem ser evitados; 
  • Itens oriundos de insetos – Mel, corante carmim, ácido carmínico, cochonilha, própolis, geleia real, etc; 
  • Ovos – Albumina e ovos em geral, independente da origem do animal. Também entra aqui os ovos caipiras e orgânicos.
    • Leite – Leite vegetal (amêndoa, coco, arroz, aveia, soja, entre outros). São preparações comuns que podem ser facilmente feitas em no próprio estabelecimento;

    • Creme de leite – Creme fresco de castanha de caju tanto para receitas salgadas ou doces. Caso queira uma opção mais barata, utilize creme de arroz ou aveia para comidas salgadas. O creme de leite de soja industrializado contém aromatizante de baunilha e deve ser utilizado somente em receitas doces;

    • Manteiga ou gordura animal – Óleo de coco, azeite, gordura de palma;

    • Claras batidas – Água de cozimento do grão de bico (aquafaba);

    • Gelatina – Gelatinas de ágar-ágar.

    • Defumados – Fumaça em pó, fumaça líquida, páprica defumada, sal defumado;

    • Mel – Melado de cana, xarope de bordo (maple syrup), xarope de agave, mel de açúcar (xarope de glicose);

    • Gosto de peixe – Algas, Shimeji, Pimentões, Óleo de Dendê, Azeitona e Alcaparra, de acordo com o preparo desejado;

    • Sabor e cheiro de ovo nas preparações – Sal negro;

    • Ovo nas preparações – A substituição do ovo depende do tipo de prato a ser elaborado. São utilizados como substitutos a chia, a linhaça, a maçã, a banana amassada com um pouco de vinagre. Um bolo que leve até 3 ovos, você pode usar ¹/2 xícara de óleo e uma banana pequena nem madura, nem verde, batido no liquidificador, para cada ovo. Para engrossar um molho ou caldo, pode ser utilizado o amido de milho ao invés da gema de ovo, lembrando que o mesmo deve estar dissolvido e gelado para engrossar ao contato com o caldo quente. Sugerimos a escolha de receitas que já contemplam a opção de substituição para que o sucesso da receita seja garantido. 

    No nosso site você encontra materiais gratuitos para download que te ajudarão na implementação,  e também o formulário de contato para falar diretamente com a nossa equipe.

    Na dúvida, pergunte!

    Sabemos que durante o processo, algumas dúvidas surgem. Porém, estamos sempre dispostos a contribuir para que a Opção Vegana no seu estabelecimento seja um sucesso. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a gente.

    O Opção Vegana é um programa da SVB

    O programa Opção Vegana foi desenvolvido e é gerenciado pela Socidade Vegetariana Brasileira. Sua criação, desenvolvimento e conquistas em pról do vegetaranismo são possíveis graças a contribuição dos filiados da SVB. Filie-se!

    Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.

    Junte-se a nós
    Sociedade Vegetariana Brasileira ©2020 Todos os direitos reservados