da população brasileira considera-se vegana
dos entrevistados afirmam já ter tentado parar de comer carne em algum momento
da população concorda, em algum grau, com a possibilidade de parar de consumir carne em prol da própria saúde
dos entrevistados consideram o meio ambiente um fator determinante
mencionam a causa animal
Pesquisa Datafolha, 2025
quando essa informação é destacada pelo restaurante/estabelecimento
FONTE: Ipec, 2021
pelo menos uma vez na semana,
por vontade própria
FONTE: Ipec, 2021
Os não vegetarianos também geram demanda significativa por produtos veganos. Segundo a mesma pesquisa de 2018, mais da metade dos brasileiros consumiria mais produtos veganos se estivessem melhor indicados na embalagem (55%) ou se tivessem o mesmo preço que os produtos que estão acostumados a consumir (60%). Além disso, 63% da população gostariam de reduzir o seu consumo de carnes (Datafolha, 2017).
da população brasileira tem algum grau de intolerância à lactose
FONTE: G1, 2012
das pessoas consumiriam mais produtos veganos se fossem melhor rotulados ou tivesse preço competitivo
FONTE: G1, 2012
dos brasileiros gostaria de reduzir o consumo de carne
FONTE: DATAFOLHA, 2017
O crescimento do mercado vegano no Brasil tem como um dos principais motivos, segundo uma pesquisa da Euromonitor, os flexitarianos: aqueles que não são veganos e nem vegetarianos, mas que reduziram o consumo de alimentos de origem animal e consomem mais alimentos do reino vegetal.
Segundo a pesquisa, o consumo de produtos à base de plantas é de cerca de 42% do público flexitariano.
Você sabia que o consumidor veggie come fora do lar com alta frequência? De acordo com estudo realizado pela Galunion*, 98% do público veggie come fora do lar, sendo que 59% deles comem fora do lar ao menos 2 vezes por semana. Assim como os consumidores que não seguem o vegetarianismo, a principal refeição fora do lar do público veggie é o almoço, em mais de 70% dos entrevistados. Vegetarianos e não vegetarianos, costumam frequentar os mesmos estabelecimentos. O que diferencia os grupos é a ordem em que são citados. Dentro do target veggie, destacam-se os restaurantes de comida saudável e os de culinária variada.
*Público Veg: O estudo considera veggie todos os tipos de vegetarianos (lacto-vegetarianos, ovo-vegetariano, ovolacto-vegetariano e veganos).
Qualidade e o frescor dos ingredientes são importantes tanto para vegetarianos quanto para não vegetarianos. A percepção de saudabilidade do prato, no entanto, é fundamental para os vegetarianos e o apelo indulgente não os toca com tanta força como toca os não vegetarianos.
O programa Opção Vegana foi desenvolvido e é gerenciado pela Socidade Vegetariana Brasileira. Sua criação, desenvolvimento e conquistas em pról do vegetaranismo são possíveis graças a contribuição dos filiados da SVB. Filie-se!
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.