Na maioria das vezes em que falamos sobre comida vegana e na necessidade dos bares, cafés e restaurantes atenderem a esse público, as pessoas pensam logo: como vou substituir a carne, os ovos e o leite?
O Programa Opção Vegana é uma iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em parceria com Humane Society International (HSI) que visa auxiliar gratuitamente estabelecimentos do segmento de alimentação a incluírem opções de refeições sem carne, leite, ovo e outros ingredientes de origem animal no cardápio.
Os restaurantes e bares podem preparar pratos veganos executados com ingredientes pouco convencionais, seguindo combinações e preparações mais complexas, porém chamamos a atenção de que também podem servir pratos preparados de forma simples, tradicional, utilizando ingredientes facilmente disponíveis no seu restaurante e as mesmas técnicas que você já usa.
Neste site, buscamos apresentar a simplicidade e a riqueza da cozinha vegana, orientando profissionais do ramo alimentício na elaboração de pratos tão gostosos, fartos e bem apresentados quanto os pratos onívoros, com ingredientes já utilizados no seu cotidiano e que sigam a tendência do seu restaurante.
O veganismo é um modo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com os animais. O vegano não consome, assim, nada que tenha origem animal, seja na alimentação, no vestuário, nas atividades de lazer, entre outras práticas da vida cotidiana.
não compactuar com a exploração, confinamento e abate de animais capazes de sofrer e sentir prazer e felicidade.
Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes.
em 2013, a ONU divulgou relatório ambiental no qual recomenda uma alimentação sem produtos de origem animal para combate à devastação do meio ambiente.
alta concentração de mão-de-obra escrava rural brasileira e desperdício de alimentos (são consumidos de 2 a 10 Kg de proteína vegetal - soja por exemplo - para produzir apenas 1 Kg de proteína de origem animal).
O mercado de produtos veganos tem crescido cerca de 40% ao ano no Brasil (FOLHA DE SÃO PAULO, 2016). Além de atender vegetarianos e veganos, a iniciativa atende ainda aos intolerantes a lactose - até 70% da população no país (G1, 2012), alérgicos a ovo e àqueles preocupados com os malefícios à saúde causados pelos alimentos de origem animal - 63% dos brasileiros querem reduzir o consumo de carne (DATAFOLHA, 2017). Um único vegetariano num grupo de amigos pode influenciar a escolha do estabelecimento, logo o fluxo de clientes não vegetarianos pode aumentar também.
Se houver necessidade, sua empresa contará com o apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em uma consultoria especializada e gratuita no desenvolvimento dos pratos e estreitamento de relacionamento com o público veg-friendly. A SVB conta com mais de 4 mil filiados no Brasil, mais de 400 estabelecimentos conveniados, mais de 100 mil assinantes de newsletter e tem expertise em conhecimentos científicos e técnicos, inclusive criando as primeiras pós-graduações no país em Alimentação e Nutrição Vegetariana.
No Reino Unido, houve crescimento de 360% no número de veganos no país na última década (2005-2015). Nos Estados Unidos, o número de veganos dobrou em 6 anos (2009-2015). Estima-se que tenham 7 milhões de veganos no Brasil, dentre os 30 milhões de vegetarianos, que representam 14% da população (IBOPE Inteligência, 2018).
Já existe muita gente produzindo comida vegana e divulgando na internet. É fácil fazer adaptações/substituições e encontrar receitas deliciosas.
Fazendo uso de cereais, frutas, verduras e leguminosas já presentes em sua cozinha, seus pratos podem ter um custo consideravelmente mais baixo que os outros pratos oferecidos.
Não precisa modificar todo o menu. Comece com duas ou três opções veganas e amplie aos poucos, se tiver interesse.
Muitos restaurantes veganos têm mais de 90% de clientes não-veganos. Entre restaurantes onívoros que oferecem boas opções veganas, é comum que as vendas dessas opções representem 10 a 20% do faturamento da empresa.
Segundo estudo realizado pela Galunion* com consumidores em todo o Brasil, 47% dos consumidores não vegetarianos já frequentam restaurantes vegetarianos.
A oferta de uma alternativa vegana no menu de um restaurante, pode ter um poder de atrair um grupo inteiro para dentro se um de seus integrantes for vegano. A falta de alternativa, pode fazer o grupo todo desistir de um restaurante ou optar por uma alternativa que atenda a todos.
O programa Opção Vegana foi desenvolvido e é gerenciado pela Socidade Vegetariana Brasileira. Sua criação, desenvolvimento e conquistas em pról do vegetaranismo são possíveis graças a contribuição dos filiados da SVB. Filie-se!
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.